Para aprender Ruby e Rails

É difícil falar de Ruby sem mencionar seu framework web mais famoso, Ruby on Rails. Mas não adianta muito encarar o framework sem um prévio estudo da linguagem (o que de fato já observei acontecer inúmeras vezes). Esse post tem como intuito auxiliar na aprendizagem tanto da linguagem como do framework, para evitar que erros comuns como esse tornem a utilização de ambos um desastre.

 

Ruby


Ruby é uma linguagem de programação que apareceu para o mundo em 1995, criada por Yukihiro “Matz” Matsumoto. Tem como características o fato de ser uma linguagem de uso geral, com tipagem dinâmica e forte, orientada a objetos e que incorpora diversos paradigmas de programação, como o funcional e o imperativo.

 

Iniciantes

 

Intermediário/Avançado

    Eloquent Ruby – Para você que passou por todos esses tutorias/livros anteriores, fez alguns códigos por ai mas ainda acha que falta algo, esse é o livro. Nas palavras do próprio autor, “esse é um livro para dar o último salto, para absorver a cultura de programação da linguagem, para se tornar realmente fluente em Ruby”.

    Metaprogramming Ruby: Program Like the Ruby Pros – Livro que aborda os conceitos de metaprogramação em Ruby, utilizando todo o potencial da linguagem e alertando sobre onde e como utilizar e não utilizar esse “poder”.

    – Escolha uma gem, veja o source code dela. Além de aprender uma coisa ou outra a mais sobre a linguagem, vai te ajudar principalmente com as boas práticas da mesma, além de ver o que os outros andam fazendo.

    Ruby Association Certified Ruby Programmer Silver – Certificação em Ruby para testar seus conhecimentos.

 

Ruby on Rails


Criado por David Heinemeier Hansson durante o desenvolvimento do Basecamp, teve seu primeiro lançamento como open source em 2004. Faz grande uso de padrões da engenharia de software, como “Convention Over Configuration”, “DRY (Don’t Repeat Yourself)” e “MVC (Model-View-Controller)”.

 

Iniciantes

    Ruby on Rails BR – Site em português do framework, contém diversas informações úteis, como documentação, downloads e cursos/tutoriais.

    Ruby on Rails Tutorial by Michael Hartl – Um tutorial para criação de um “clone” do Twitter que começou pequeno, mas hoje já é vendido como livro e possui até screencasts. Bastante completo, não se resume apenas ao Rails e seus padrões, dando espaço também para diversos outros assuntos, como Git, HTML + CSS, TDD (Test Driven Development”) e deploy utilizando o Heroku.

    Rails for Zombies Redux – Mais um curso grátis da Code School. Aborda o básico do framework de forma interativa, onde é possível ganhar conquistas conforme se avança no curso.

    Rails Guides – Conjunto de guias sempre atualizados de acordo com as versões novas do framework. Por abordar conceitos mais avançados em seus guias, não é um site exclusivo para os iniciantes. Também possui os guias para versões antigas do Rails.

    Agile Web Development with Rails (4th edition) – Abordando a versão mais nova do Rails até o momento (3.2.x), é um dos livros mais completos de Ruby on Rails. É divido em duas partes, sendo a primeira focada na criação de uma aplicação, e a segunda, voltada para as entranhas do framework.

 

Intermediário/Avançado

 

Outros Links


    RailscastsRyan Bates publica em sua página um screencast grátis por semana sobre temas diversos, para iniciantes e avançados. É possível ainda assinar a versão Pro por US$ 9,00/mês, o que garante outro screencast semanal e atualizações de screencasts antigos.

    PeepCode – Site com screencasts pagos sobre Ruby, Rails e outras diversas tecnologias.

    Ruby Inside – Site com notícias sobre Ruby e Rails. É possível assinar o Ruby Weekly para receber um e-mail por semana com as principais notícias.

    Tutorial de Ruby do Blog do TaQ – O TaQ escreveu o primeiro livro em português sobre Ruby. No blog dele pode ser baixado um PDF ótimo para iniciantes.

    Ruby on Rails do básico ao avançado – Curso on line da Edukee com o Daniel Lopes. Este curso se repete de vez em quando e usa a excelente plataforma de ensino da egenial.

 

Eventos e Comunidade


    RubyConf Brasil – Maior evento de Ruby da América Latina, ocorre anualmente com esse nome desde 2010, contando com a presença de diversos palestrantes nacionais e internacionais.

    Blog do Fábio Akita – Um dos responsáveis pela difusão do Ruby e do Rails no Brasil. Organizou o primeiro evento no Brasil ainda no início de 2006. Desde então liderou e organizou os principais eventos de Ruby e Rails, incluindo o Ruby Conf citado acima.

    – Existem diversos grupos de usuários ruby (GURU) espalhados pelo Brasil. O site Ruby User Groups ajuda a localizar membros desses grupos onde quer que você esteja. O Brasil conta com muitos grupos, como o GURU-SP, Ruby on Rio e GURU-CE.

    Noite Técnica – na próxima 5a feira 04/10, no auditório da Caelum São Paulo. Evento gratuito com duas palestras que com certeza repetirão o sucesso de tantas outras noites técnicas da Caelum. Além do network, são excelentes oportunidades de aprendizado. Se ainda tiver vaga, se inscreva.

 

Bônus: Sinatra


Sinatra é um framework web escrito em Ruby. Pequeno e flexível, seu foco principal é o desenvolvimento rápido de aplicações web em Ruby com o mínimo esforço possível. Foi criado em 2007, sendo financiado e utilizado por empresas como: Heroku, GitHub e Engine Yard.

    Sinatra Book – Um livro grátis com tutoriais e “receitas” para o desenvolvimento de aplicações web com Sinatra.

    Meet Sinatra – Screencast pago sobre Sinatra. Bastante extenso, cria uma aplicação de exemplo e aborda várias funcionalidades do framework.

 

É isso aí, aos que estão em São Paulo, nos veremos 5a feira na Noite Técnica da Caelum.