Lean Startup das Trincheiras, QCON 2012

Fechamos nossa participação no QCON 2012, evento que como ano passado apoiamos, com uma apresentação sobre lições aprendidas sobre Lean Startup.

Essa apresentação ocorre 12 meses depois de uma feita sobre o mesmo tema no QCON 2011 e tem como principal motivação falar do que aprendemos no período, utilizando Customer Development e Métodos Ágeis na Concrete, nas empresas do Moonlight e nos nossos clientes, sejam eles startups ou corporações maduras.

Apesar do assunto ter virado “hype” e sofrer de excesso de exposição, ele continua sendo visto pela comunidade como o maneira mais adequada lançar uma nova empresa de tecnologia.

A receptividade da apresentação foi boa (apesar de ainda não ter recebido os números oficiais da avaliação), acredito que principalmente por se tratar de uma amostra muito relevante (21 empresas) e  de experiências reais num mercado ainda muito imaturo.

Os principais feedbacks que recebi foram na linha de contextualizar melhor os “anti-patterns” e da complexidade conceitual de alguns slides.

Tivemos também na trilha uma palestra do Joaquim Torres sobre Bootstrapping  (e o lançamento do  seu novo livro “o Guia da Startup”)  e fechando com Pessoal da LAMBDA3 também sobre o tema de lean startups

Espero que seja útil e por favor me mandem dúvidas e comentários, essa apresentação é uma obra sempre inacabada como é nossa trajetória como empreendedores,

Fernando de la Riva